O Xisto, o Petrosix e a Balança Maxperformance

 

Se você consultar a Wikipédia, a enciclopédia livre da internet encontrará o seguinte texto:
“O Xisto Betuminoso é uma rocha sedimentar de grão fino, rica em material orgânico, contendo querogênio (uma sólida mistura de compostos químicos orgânicos), a partir do qual podem ser produzidos hidrocarbonetos líquidos chamados de petróleo de xisto. O petróleo de xisto é um substituto para o petróleo convencional.”
O Petrosix é uma tecnologia desenvolvida pela Petrobras para extrair o óleo das rochas de Xisto de uma das maiores reservas mundial localizada em São Mateus do Sul, no Paraná. O processo inclui a extração do minério e o beneficiamento das rochas para permitir maximizar a separação do óleo contido na rocha, nos fornos de aquecimento.
Possuindo um parque tecnológico, o maior da América Latina e um dos maiores do mundo em plantas-piloto, a planta da SIX está composta por 15 unidades criadas para atender as necessidades dos variados processos de refino do xisto. Esta, continuamente utiliza esse insumo tecnológico para ampliar eficiência e rendimentos de beneficiamento deste minério.
Com o objetivo de fazer o balanço de massa ampliando o controle do processo, a Six após analise rigorosa das opções de mercado, escolheu instalar em seus transportadores as balanças MaxPerformance-6 . Fabricada pela MS, a balança com sua ponte de pesagem de seis roletes, assegura melhor relação entre carga e a tensão de esticamento da correia, proporcionando o maior intervalo de tempo entre os ajustes de calibração e a melhor precisão operacional. Os profissionais da Six, destacaram ainda a excelência do integrador MAX, com tecnologia touch screen e software interativo tipo smart fone para interface com operador. Na planta SIX foram instaladas em março três Balanças MaxPerformance-6, para controle do processo em diferentes etapas do transporte do xisto. Os resultados estão consistentemente mostrando desvios menores que 1% com as balanças estáticas de referencia.