Medição de vazão de rejeito e balanço de massa

A demanda pela eficiência das plantas industriais é algo que envolve estudos e aplicação de técnicas eficazes. Compreender os rendimentos, dimensionamentos dos equipamentos, consumo de recursos são alguns fatores que tem crescente atenção da engenharia de produção. O Balanço de Massa de um processo é uma ferramenta muito utilizada para avaliar a eficiência de processos.

Em uma planta de produção de perlita, um cliente nos solicitou um método para medição de rejeitos, essa informação é diretamente ligada à qualidade do minério adquirido e a eficiência do processo. O minério comprado é transportado através de correias transportadoras do pátio de matérias primas para peneiras. O rejeito das peneiras é direcionado para um local onde periodicamente é recolhido por tratores.

O valor de entrada de minério é medido através de uma balança integradora. Para a saída do processo seria necessário um instrumento que oferecesse robustez para um ambiente agressivo e simplicidade de instalação, já que os locais disponíveis são reduzidos e de difícil acesso.

Após uma análise criteriosa do fluxograma do sistema e a disponibilidade dos equipamentos oferecemos o SolidFlow. O corpo do instrumento é todo em aço inoxidável, a face do sensor é uma peça de cerâmica especial resistente ao contato com o fluxo do minério. Os dados são enviados via 4-20 mA para o CLP que realiza o controle da planta.

Quantificar produção, avaliar eficiência, dosagem. Esses são exemplos de aplicação que hoje são solucionados de forma simples e com tecnologia de ponta. O SolidFlow é um destaque na família de medidores de vazão de sólidos da MS Instrumentos.

solidflow mineracao rejeitos