Balança para Correia Transportadora de Sólidos
Em 2005, a ATC – Associated Tobacco Company buscou uma solução e propôs à MS o desafio de fornecer uma balança para correia transportadora que permitisse controlar a alimentação da mesa de manocas, (entrada de beneficiamento de fumo), para sua planta situada em Santa Cruz do Sul, RS. A MS Instrumentos avaliou a aplicação, projetou e forneceu uma ponte de pesagem tipo contrabalançada para o transportador.
A maior dificuldade era a relativa ao baixo fluxo/densidade de carga 2,3kg/m.
Recentemente, acompanhamos em visita cliente da região interessado em avaliar o desempenho da balança e constatamos a total satisfação do usuário com relação após 12 anos de operação. Com raras intervenções de ajustes na calibração, e sem substituição de qualquer parte do da balança, escutamos relatos voluntários do operador do processo e dos coordenadores de manutenção mecânica e elétrica altamente abonadores.
A natureza do material pesado é sólido, especificamente manoca de folhas de tabaco, sendo alimentado manualmente. Tendo sido acordado que a balança seria calibrada com base no material final, ou seja, seu resultado não indicaria o peso sobre a correia mas o peso do material final processado, com as eventuais perdas e ganhos.
Este resultado mostrou consistência e repetibilidade operacional (do conjunto de máquinas envolvidas no beneficiamento) com incerteza de 0,26%. O que deixou o usuário muito satisfeito com o desempenho da balança.
Ao longo dos 12 anos de operação, clientes e parceiros da MS visitaram a planta da ATC para conhecer de perto esse caso de sucesso. Agende uma visita também para conhecer e buscar conosco a solução para o seu desafio.