OS PISCINÕES E O MEDIDOR DE NÍVEL MS – SULTAN 234

SOLUÇÃO PARA CONTENÇÃO DE ALAGAMENTO DAS RUAS

msn250117_1_4Em 2013 foi noticiado que para corrigir os alagamentos constantes da região da Tijuca, a Prefeitura do Rio de Janeiro construiria reservatórios subterrâneos conhecidos como “piscinões”, para em conjunto captar e armazenar a água da chuva e impedir o transbordamento dos rios e o alagamento das ruas.
O terceiro e último reservatório do Programa de Controle de Enchentes da Grande Tijuca foi inaugurado em dezembro 2016. Situado na Praça Varnhagen, o reservatório possui capacidade para 43 milhões de litros de água. No passado, março de 2016, o consórcio responsável pelas obras de construção dos reservatórios do programa constatou que a medição de nível do reservatório da Praça da Bandeira foi a responsável pela má operação do conjunto de drenagem da obra e decidiu que deveria substituir a tecnologia instalada por uma nova que fosse eficiente.

Entrou em contato com a MS Instrumentos, por sua reputação de suprir soluções para aplicações de média e alta complexidade e expôs suas necessidades.
A MS estudou a aplicação e apresentou como solução o medidor de nível Sultan 234 que opera pelo princípio de ondas acústicas, mede sem contato, em faixa de medição de até 60m com aplicação para sólidos, líquidos, lamas e sistema de anti-colisão. A função do medidor nessa aplicação é garantir ao operador a indicação do nível para controle e o acionamento das bombas de drenagem. O instrumento não sofre interferências no caso de presença de espumas e vapores devido a sua tecnologia auto limpante, além de contar com um software de tratamento de sinal que permite mapear e desprezar as possíveis interferências.

A satisfação do cliente foi tanta que ele não teve dúvida e procurou a MS novamente para que pudéssemos apresentar uma solução de controle de nível também para o novo reservatório da Praça Varnhagen. O modelo indicado foi o mesmo instalado pela MS da Praça da Bandeira, o medidor de nível SULTAN 234 e está atuando muito bem, obrigada! O conjunto de drenagem tem funcionado a contento desde então.

msn250117_2_4