O incrível caso de sucesso da fábrica de chocolate!

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Espessura

Com a chegada da Páscoa, compartilho com você mais um caso de sucesso do nosso medidor de espessura QB 4260 aplicado ao controle da espessura ideal da lâmina de chocolate visando assegurar padrões de qualidade característicos como consistência, textura, moldagem além do sabor do chocolate da mais antiga fábrica do país a produzir para o mercado culinário profissional.

Em 2022, uma fabricante nacional de chocolates há mais 4 décadas, buscando aprimoramento do seu produto e método de fabricação, procurou a MS para solucionar a medição da espessura da lâmina de chocolate após o processo de refinamento de sua moderna unidade situada à oeste da região metropolitana de SP.

O processo de produção de chocolate é composto de diferentes etapas. Inicialmente, as sementes de cacau passam por máquinas de torrefação, depois de torradas, são resfriadas, trituradas e moídas até formarem uma massa pastosa. No processo de mistura, agitadores industriais de grande porte realizam a homogeneização desta massa, com açúcar, sacarose e leite em suas devidas concentrações conforme cada tipo de chocolate que será produzido. Na etapa de refinamento esta mistura obtida é transferida para cilindros de refino, cuja função é triturar os cristais de açúcar da mistura em pequenas partículas. Após passar por estes cilindros, uma lâmina de chocolate é obtida e nesta etapa o controle do processo precisa assegurar a espessura ideal da lâmina de chocolate para manter dentro dos padrões de qualidade as características como consistência, textura e moldagem, além do sabor do chocolate.

Como solução para medição da espessura da lâmina de chocolate após o processo de refinamento indicamos o medidor QB4260, de tecnologia NIR (infravermelho próximo) e medição totalmente sem contato com o produto. A tecnologia empregada permite leitura fidedigna da espessura, associando esta constituinte à lâmina que está sendo refinada.

O medidor contínuo de espessura modelo QB4260, composto de um Sensor NIR instalado na máquina sob o cilindro principal na máquina refinadora e a interface em painel com display para registro da leitura em micras. Para controle do processo, o medidor QB4260 se conecta diretamente com o sistema lógico de controle da máquin

a o qual permite regular a velocidade dos cilindros automaticamente conforme o resultado esperado para a espessura do produto.

Conte com uma empresa nacional pioneira em implantação de tecnologia, referência em medição industrial desde 1986. Estamos constantemente respondendo às necessidades dos clientes e realizando extensas pesquisas científicas sobre o desenvolvimento de novas tecnologias para ajudá-lo. Para qualquer que seja o seu desafio de medição, faça-nos uma consulta. Estamos interessados em ser a solução.