MONITORAMENTO DE PARTICULADOS COM PROSENS

APLICAÇÃO EM FILTRO DE EXAUSTÃO DE PÓ PARA SECADORES

msn250117_3_4No processo de refino de petróleo é necessário utilizar catalisadores para filtragem do combustível. Em uma fábrica desses catalisadores um cliente no estado do Rio de Janeiro necessitava controlar os níveis de partículas na emissão das chaminés dos exaustores do sistema de secagem e convidou a MS Instrumentos, com reconhecida experiência em medição de vazão de sólidos.
Os níveis de emissão de particulados devem se manter dentro dos padrões controlados pelos órgãos ambientais. A fábrica em questão se encontra em um distrito industrial, o que exige o controle preciso da quantidade de particulado lançado na atmosfera de modo a contribuir com a sustentabilidade da bacia área local.
O método de medição anterior utilizado pelo cliente era um opacímetro, que demandava uma alta frequência de intervenção da equipe de manutenção, o que com a equipe em pequeno número essa atividade se tornava difícil de ser realizada. Então a necessidade de um sistema de monitoramento tão eficaz quanto o opacímetro, mas com uma frequência menor de manutenção.
O medidor de particulado em suspensão por princípio tribo-elétrico ProSens foi msn250117_4_4especialmente desenvolvido para monitoramento de poeira no ar, na saída de filtros e chaminés. Os valores medidos representam a concentração de poeira, que podem indicar o valor absoluto ou gerar um gráfico de tendências. A tecnologia aplicada pela MS através do medidor ProSens, ajuda a controlar os valores de emissão dentro dos limites regulados, garantindo a qualidade do ar. Além de ter um fluxo menor de manutenção, o que facilita a programação de atividades da equipe de instrumentação.