A CIÊNCIA APLICADA, AS CORES E A MS
Apesar das cores se apresentarem na natureza como verdadeiras obras de arte, na verdade a cor é uma ciência e isso significa que ela pode ser mensurada. As medições científicas de saída de cores permitem um maior controle de diversos processos de produção. Traduzir cores em cálculos matemáticos baseados em dados gerados por dispositivos de medição elimina a necessidade de um operador “examinar” o produto para assegurar a sua especificação correta. Os instrumentos de medição percebem as cores da mesma forma que os nossos olhos percebem, reunindo e filtrando a luz que é refletida por um objeto qualquer e transformando cada cor em valores numéricos que nos permite analisar cientificamente a qualidade de um objeto de cor específico.
O Analisador de Cor denominado CR100 da MS INSTRUMENTOS usa o último estado sólido da luz branca para iluminar o produto a ser medido. A luz refletida do produto é coletada por uma lente convergente e convergida sobre um conjunto de foto-díodos que quantificam a luz nos comprimentos de onda longo, médio e curto para assim obter os valores de CIEXYZ. Esta técnica possibilita precisão em tempo real em medições on-line de cor, permitindo ao usuário uma real informação precisa para que o processo seja mantido dentro de desejáveis parâmetros operacionais. As cores são medidas e apresentadas em diferentes unidades, entre estas na forma mais comum CIE L * a * b *, ou em outra unidade de cores no espaço.
Saídas analógicas (0-5V, 0-10V, 4-20mA, 0-20mA) e digitais (Ethernet, Devicenet, Profibus e Modbus) são disponibilizadas para serem configuradas pelo usuário para integrar o CR-100 a qualquer módulo de controle automático, permitindo assim interação direta do medidor com o processo e resposta imediata e fácil ao operador.
Estão disponíveis as versões para processo (on-line), laboratório e portátil, que fazem do CR-100 uma importante ferramenta de ação corretiva imediata no controle de processo, e com isso ampla aplicação a diversos fabricantes dos mais diferentes segmentos da indústria, trazendo benefícios tais como o aumento considerável de produtividade, diminuição de reprocessamentos, economia de matéria prima e energia, além de eliminar amostragens off-line para determinação da cor.