MEDIÇÃO DE INTERFACE EM PROCESSO DE ALUMINA

orca_alumina02Nosso desafio foi desenvolver uma solução para medição de interface no leito de alumina. O liquido vermelho do processo de alumina contém resíduos cáusticos e gera fortes incrustações, também existem altos níveis de sólidos flutuantes na superfície do licor o que dificulta a medição.
O ORCA não é afetado por tais condições, pois dispõe de uma série de frequências para trabalhar nos cenários mais críticos e para essa aplicação selecionamos um sensor sonar de baixa frequência com potência suficiente para ultrapassar os sólidos em suspensão contidos no licor e conseguir medir a camada adensada. A escolha do material do sensor em polipropileno também foi levada em consideração para minimizar os efeitos das incrustações e fornecer compatibilidade química.
O dispositivo automatizado de limpeza que está disponível no instrumento foi programado para operar a cada dez minutos, sendo utilizado para remoção dos depósitos de calcários na superfície.
Também incluímos no medidor uma segunda saída analógica que foi programada para monitorar a clareza do licor, com isso pode se controlar a dosagem de floculantes gerando uma economia no processo.
O resultado foi o sucesso e a satisfação total do usuário.
Alguns outros benefícios do ORCA:
  • Melhoria da eficiência e controle do processo de espessadores, decantadores ou clarificadores;
  • Sistemas de plantas totalmente automatizadas com monitoramento do nível de interface confiável;
  • Redução de manutenção com garantia automática do mecanismo de limpeza (sem lâminas para substituir);
  • Redução de custos operacionais do site significativamente com o processo melhorado e controle de extração;
  • Controle da rotação da bomba;
  • É possível medir o leito até o fundo do tanque (abaixo da pá giratória);
  • Controle da dosagem de floculantes;
Controle do torque da pá giratória.