MEDIÇÃO DE UMIDADE NO PROCESSAMENTO DE CAFÉ

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Umidade

O DESAFIO

O controle da umidade durante o processo de fabricação do café é de extrema importância, pois a água é agente utilizado para resfriamento durante a torrefação dos grãos. Esta adição de água precisa ser muito bem controlada, pois tem impacto direto na preparação de blends,  qualidade, aroma e paladar do café. Métodos tradicionais envolvem análises de amostras em estufas ou métodos secundários que demandam toda uma preparação da amostra e tempo para se obter o resultado da umidade. Como o processo de torrefação é dinâmico e interrupto, é necessária uma metodologia que seja prática, rápida e eficiente.

 

A SOLUÇÃO

O Analisador QB4266 foi desenvolvido pela MS INSTRUMENTOS para exatamente suprir estas necessidades. Sua forma simples de usar provém praticidade e rapidez de resposta na análise da umidade do café. O QB4266, tem se apresentado como uma potente ferramenta para fabricantes, com medição feita através da tecnologia N.I.R. (infravermelho próximo) de interação direta com as moléculas da água, e portanto de alta precisão. O QB4266 possui uma interface eletrônica simples, de fácil manuseio e operação que registra a umidade em poucos segundos.

 

BENEFÍCIOS:

Os benefícios principais admitidos pós-implantação são: Maior rapidez em ações corretivas no processamento da torra, ganhos de produtividade, redução do consumo de energia dos torradores, garantia da condição adequada para o empacotamento.