MEDIÇÃO DE CAMADA DE ÓLEO NA INDÚSTRIA AUTOMOBILÍSTICA

A proteção contra a corrosão em automóveis é um problema de elevado impacto econômico, tanto para a indústria quanto para o cliente.
Todas as indústrias automobilísticas realizam esforços e investimentos no estudo de tecnologias que possam minimizar o problema de corrosão. Outro grande impacto da corrosão é qb2na parte ambiental, tendo em mente que é necessário, para produção de novas chapas de aço revestidas, a extração de minérios de ferro e de zinco, bem como outros recursos naturais no caso água e energia. As indústrias automobilísticas concluíram que o aço revestido é uma das melhores alternativas, devido ao baixo custo se comparado com o aço
inoxidável, mas estas chapas precisam de proteção contra a formação de “ferrugens brancas”.
Óleos que contêm inibidores de corrosão proporcionam proteção de mancha de estocagem.
Os inibidores são normalmente produtos polares projetados para serem muito bem absorvidos por superfícies de metal. Eles servem como solução carregadora do inibidor.
qb1O fabricante do modelo de maior sucesso do momento, aquele que diz em seu comercial “Infinitas possibilidades”, após cuidadoso estudo escolheu para medir continuamente a espessura da película de óleo aplicada na chapa, o medidor NIR QB 4260 da MS Instrumentos cuja técnica de medição sem contato e sua robustez proporcionam infinitas possibilidades de medição & controle de processo.