Controle a temperatura do processo em todas as fases da produção de petróleo e gás, evitando a formação de parafinas e melhorando a fluidez no transporte do produto.
Durante as fases do processo produtivo do petróleo é comum ocorrer a formação de ceras (parafinas) em alguns equipamentos, podendo prejudicar a operação dos instrumentos e criar bloqueios na tubulação do processo. Da mesma maneira, produtos viscosos podem ter seu transporte dificultado com temperaturas mais baixas.
Utilizando alimentação elétrica, o traço elétrico deve ser aplicado sempre que a temperatura requerida pelo processo for maior que a temperatura ambiente. Existem diferentes tipos de traço elétrico para atendimento as mais diversas aplicações. Versões certificadas, em conformidade com a portaria 179 do INMETRO, também estão disponíveis.
Legenda 1: Certificado de conformidade em atendimento à portaria 179.
Equipamentos do processo produtivo de petróleo e gás que requerem a aplicação do traço elétrico incluem separadores de teste, sistemas de elevação de gás e compressores, entre outros. Possuindo baixo custo de instalação e manutenção e um controle fino da temperatura o traço elétrico se mostra vantajoso em relação a outros métodos utilizados para manutenção da temperatura (traço a vapor por exemplo).
Além dos equipamentos de processo, também é necessário que as linhas e tubulações de transporte de óleo combustível estejam equipadas com o traço elétrico com a finalidade de manter uma boa fluidez para o produto.
Com um extenso parque instalado, incluindo fornecimento para refinarias e plataformas da Petrobras (REVAP, RNEST, P51, P52, P53, P54, P55 e P56) e para outras grandes empresas do mercado (Braskem, Potencial Biodiesel e REFIT, por exemplo), a MS instrumentos é uma empresa nacional, com 33 anos de experiência no mercado e equipe técnica qualificada para atuação desde o projeto até a instalação em campo e assistência técnica necessária. Entre em contato para saber mais.