Esgoto da Barra da Tijuca

painel

Buscando dar continuidade ao PSBJ, Programa de Saneamento da Barra da Tijuca, Recreio dos Bandeirantes e Jacarepaguá, iniciado em 2001, com objetivo inicial de coleta de 2.900 l/seg de esgoto, a CEDAE entrega mais uma Elevatória de Esgoto – EEE Alvorada – na Barra da Tijuca, e a MS Instrumentos está presente com o controle de nível e das bombas. Medidor de Nível Hidroflex II.

O Programa do PSBJ tem dois marcos fundamentais: a Estação de Tratamento de Esgoto da Barra da Tijuca que atualmente trata o volume de 1.600 litros por segundo de esgoto que era disposto no Sistema Lagunar e o Emissário Submarino que transporta todo o esgoto tratado para alto mar, a 5.000 m da costa e a 45 metros de profundidade. Atualmente, grande parte das áreas dos três bairros, Barra da Tijuca, Jacarepaguá e Recreio dos Bandeirantes já estão esgotadas.

Até o final de 2015 deverão ser coletados até 2.900 litros de esgoto por segundo, quando as principais áreas da chamada Bacia de Jacarepaguá, que incluem os três bairros já mencionados, estarão atendidas.