Monitoramento de particulado na filtragem de Amido

No processo de fabricação de amido os produtos são transportados em sistemas pneumáticos e armazenados em silos. O material é filtrado através de filtros bem finos antes de ser transportado para outro silo de secagem.

Os filtros são montados em quadros de fibra de vidro. Em operação normal, quantidades definidas de amido são adicionadas ao sistema, filtradas e então transportadas. Se os filtros na tela fina ficarem entupidos e o material continuar sendo enviado então podem acontecer entupimentos no processo. Nesse caso o filtro fica muito pesado e aumenta o desbalanceamento, trazendo risco de quebra da fibra de vidro. Quando esse tipo de situação ocorre o local em torno do sistema de transporte fica repleto de poeira.

Monitorar o acúmulo de poeira no local do sistema de transporte é o método mais aplicável, isso é feito com o AirSafe. Caso ocorra um acúmulo de material particulado no local o AirSafe irá detectar e enviar um sinal para o Controlador, que por sua vez, imediatamente irá parar o sistema de transporte de amido. Isso previne qualquer acumulo de material, além de monitorar condições de operação seguras para o trabalhador. O acúmulo de amido no local também pode tornar a área potencialmente explosiva. O monitoramento de partículas também é útil parar alertar a operação que aquele local pode se tornar explosivo.

Em locais de trabalho com a presença de particulado de sílica livre o empregador deve respeitar os limites definidos na norma regulamentadora NR15 que trata de atividades e operações insalubres. No Anexo XII da norma estão dispostas informações sobre as características de filtragem e as proporções toleradas para um trabalhador estar exposto durante as 48 horas semanais. Os limites de tolerância são determinados em mg/m³. O AirSafe é o instrumento capaz de auxiliar o empregador com essa tarefa tão importante.

O AirSafe é a melhor opção de monitoramento de partículas em ambientes fechados, trata-se de um instrumento compacto, mas resistente aos mais agressivos ambientes industriais.

msn_airsafe_04