Controle da Quantidade de Óleo Através do Nosso Analisador de Cor
A etapa final na produção de Fertilizantes compreende o produto estocado em silos de empoamento, de onde é transportado para abastecimento de caminhões. Neste caminho, o fertilizante recebe adição de óleo para evitar que partículas em pó (poeira) sejam emitidas para a atmosfera. Este processo tem como principal problema a alteração na cor natural do fertilizante, o que impacta diretamente na sua qualidade e consequentemente no critério de venda.
A dosagem de óleo é feita normalmente por gravimetria, ou seja, baseada em valores estimados de vazão por taxa de transporte (kg/h), e depende fundamentalmente de intervenções operacionais no processo.
Uma solução para controlar a quantidade exata de óleo aplicado e melhor classificar os critérios de produção é medir on-line a cor do produto, e com base nesta necessidade, um importante fabricante mundialmente conhecido se associou à MS INSTRUMENTOS no desenvolvimento desta solução. Apresentamos o medidor de cor CR-100 que utiliza uma técnica sem contato para determinar níveis de cor no produto.
Com o analisador em linha CR-100, é possível estabelecer índices de aceitação e tolerâncias permitidas para cada tipo de produto conforme a quantidade desejada de óleo aplicado.
O medidor consiste em um sensor instalado sobre a correia transportadora que emite uma luz branca (White led) e mede a intensidade das cores vermelha, verde e azul (RGB), formadoras de todas as cores existentes na escala colorimétrica. Uma interface com display digital registra com precisão o índice de cor medido em escalas configuráveis L*a*b*, RGB, ICL, ICH, entre outras, em tempo real. Na aplicação descrita o fertilizante é transportado é monitorado durante o seu carregamento e o CR-100 mede as variações de cor proporcionadas pela quantidade de óleo além de fornecer sinais analógicos e digitais para serem compatibilizados com sistemas automáticos de controle.