Estamos na véspera de uma nova onda econômica motivada pelo cuidado com o clima em nosso planeta
O recente encontro em Paris (COP21), entre todas as nações para discutir o clima do planeta, obteve os primeiros e promissores resultados. Conseguiu fixar o objetivo, de evitar a longo prazo, que a temperatura do planeta suba mais do que 2° C (barreira estabelecida por cientistas para impedir consequências catastróficas). Isso implica atuar em várias frentes: conter o desmatamento, incentivar o desenvolvimento de energias limpas e reduzir o uso de combustíveis fósseis, visando diminuir a emissão de gazes responsáveis pelo efeito estufa.
Em linha com o compromisso assumido em Paris, um importante fabricante de cervejas converteu as suas caldeiras para o consumo de biomassa, eliminando o consumo de combustíveis fósseis.
A operação da caldeira com o novo insumo tinha um problema devido à variação na quantidade de energia térmica contida na biomassa, em função da variação da umidade. Para controlar a quantidade de energia térmica, alimentada em sua caldeira por unidade de tempo, era preciso conhecer o teor de umidade (H2O) contido na biomassa. O processo mostrava variações de 15 a 60%.
Este problema foi resolvido com a instalação do medidor de umidade Quadra Beam 4200 da MS Instrumentos, justificando sua escolha por ser tratar de um medidor tipo sem contato com material e que fornece indicação instantânea e sinal para controle. Enxergou ainda, como beneficio sua fabricação no Brasil. Devido à complexidade do equipamento isto representava segurança de obter assistência técnica adequada e disse que influenciou, definitivamente, a boa reputação que o Quadra Beam possui devido ao bom desempenho já demostrado em dezenas de outras instalações semelhantes.